segunda-feira, 26 de março de 2012

O Pequeno Príncipe - Antoine Jean Baptiste


Suas obras

As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.
Destaca-se Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe, no Brasil ou O Principezinho, em Portugal) de 1943, livro de grande sucesso de Saint-Exupéry.
Le Petit Prince pode parecer simples, porém apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O personagem principal vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranquilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu repensar o que é realmente importante na vida.
O romance mostra uma profunda mudança de valores, e sugere ao leitor quão equivocados podem ser os nossos julgamentos, e como eles podem nos levar à solidão. O livro nos leva à reflexão sobre a maneira de nos tornarmos adultos, entregues às preocupações diárias, e esquecidos da criança que fomos e somos.
Antoine de Saint-Exupéry partiu para Nova York no fim de Dezembro de 1940, onde começou a desenhar, na frente aos editores, o recorrente menino de cabelos rebeldes. Quando lhe perguntavam, respondia: “Não é nada de mais, é apenas o garoto que existe no meu coração.”

         A primeira edição do Pequeno Príncipe apareceu em abril de 1943. Ele recebeu um dos primeiros exemplares alguns dias antes do seu embarque para a África do Norte. Atravessou o Atlântico a bordo de um navio com tropas americanas para lutar pela França ocupada pelo exército alemão. No dia 31 de Julho de 1944 não retornou da sua última missão.
         Toda a obra de Saint-Exupéry é centrada em valores fundamentais e universais. Elas fazem parte do nosso patrimônio. São os valores dos homens solidários, responsáveis e persistentes.

O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais vendido do mundo. Possui cerca de 134 milhões de livros vendidos em todo mundo, 8 Milhões só no Brasil e foi traduzido em mais de 220 línguas e dialetos.
          É um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos, que empolga crianças e adultos com ensinamentos inesquecíveis. Sua história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso planeta. 
Resenha

Na fábula de "O Pequeno Príncipe" o autor quer mostrar as dúvidas e demandas de uma criança, na cabeça de um adulto, em que esse adulto encontra uma criança, sua própria criança no seu interior, escondida em sua alma. E a partir de então, dos questionamentos feitos por ele mesmo através da sua "criança interior", ele percebe que não é ele que está passando conhecimento ou ensinamentos para essa criança, e sim a criança que estava o guiando, a criança estava ensinando-o a ver a vida de uma forma diferente, através da imaginação.

Ana Júlia Leal Santiago, 2º ano

3 comentários:

  1. Retire essa introdução sobre o autor e mantenha apenas a nálise.Ficou extenso e portanto cansativo.ok?Torno a comentar após a adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto Ivana. Qualquer outra alteração, só falar! Ana Júlia

      Excluir
    2. Olá Ana. Meu nome é Luciano Leal. Por acaso você tem algum antepassado chamada Horácia Leal Santiago. Ela é minha bisavó e estou a procura da história da minha familia.

      Saudações.

      Excluir